Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 1

Arquivos de Impressão: Capítulo 0 em Tamanho A4, Capítulo 0 em Tamanho A5.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 0
Prefácio


Uma Terapia do Câncer
Resultados de Cinquenta Casos
A Cura do Câncer Avançado pela Terapia da Dieta
Um Resumo de Trinta anos de Experimentação Clínica
Max Gerson, M.D.
Veja este livro em inglês-português
Veja o livro original em inglês
Prefácio
    0.1  Primeira página
        0.1.1  Última página
    0.2  Garantia de cuidados de qualidade
        0.2.1  Lista de referências aprovada pelo Instituto Gerson
        0.2.2  Educação & Disseminação
        0.2.3  Gerson Healing Newsletter (6 edições por ano)
        0.2.4  Departamento dos Oradores
        0.2.5  Painel de Supervisão da Terapia Gerson
        0.2.6  Programas de apoio ao paciente
    0.3  Edição original
    0.4  Prefácio à Sexta Edição
    0.5  Agradecimentos
    0.6  Resumo original
    0.7  Introdução

0.1  Primeira página

     Max Gerson, Médico

     Uma Terapia do Câncer

     Resultados de Cinquenta Casos e

     A Cura do Câncer Avançado pela Terapia da Dieta

     Um Resumo de trinta anos de experimentação clínica

     Sexta Edição

    

0.1.1  Última página

     Uma Terapia do Câncer

     Resultados de Cinquenta Casos

     "Vejo o Dr. Gerson como um dos mais eminentes gênios na história da medicina" - Albert Schweitzer, médico.

     O médico Max Gerson nasceu em 18 de outubro de 1881, em Wongrowitz, Alemanha. Ele frequentou as universidades de Bresslau, Wuerzburg e Berlim e se formou na Universidade de Friburgo. O Dr. Gerson, que sofria de graves enxaquecas, descobriu que uma mudança na dieta impedia o acesso dessas dores de cabeça incapacitantes.

     Seu ponto de vista sobre a natureza e tratamento de doenças degenerativas mudou drasticamente quando um seu paciente que estava seguindo a "dieta da enxaqueca" Gerson foi curado não apenas das enxaquecas, mas também da tuberculose luposa. O Dr. Gerson publicou suas descobertas sobre tuberculose luposa em uma dúzia das mais reputadas revistas médicas do mundo, estabelecendo a Terapia Gerson como a primeira cura para essa doença.

     Por meio do seu trabalho com a tuberculose, o Dr. Gerson conquistou a amizade do médico Albert Schweitzer. Em 1931, depois de nove meses em terapia, a Sr.ª Helene Bresslau Schweitzer (1879-1957) foi curada de tuberculose pulmonar. O próprio Dr. Schweitzer abordou o Dr. Gerson aos 75 anos, deprimido e esgotado por um ataque de diabetes avançada. Ao fim de poucas semanas o Dr. Schweitzer se libertou totalmente de sua pesada dosagem de insulina. Regressou à África, revigorado e cheio de otimismo. Este grande filantropo trabalhou até depois dos 90 anos e foi honrado com o Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho missionário em medicina. Schweitzer seguiu o progresso de Gerson ao longo dos anos, vendo a terapia da dieta aplicada com êxito também às doenças cardíacas, falha renal e câncer.

     O Dr. Gerson e sua família emigraram para os Estados Unidos antes da Segunda Guerra Mundial. Em 1938, ele passou nos exames de equivalência e recebeu a licença para praticar medicina no estado de Nova York. Por vinte anos, ele tratou centenas de pacientes cancerosos que tinham desistido de lutar pela sobrevivência depois que todos os tratamentos convencionais haviam falhado. Embora apenas uma mão-cheia de revistas dos seus pares estivesse receptiva à ideia "radical" de usar a nutrição no tratamento e prevenção da doença, o Dr. Gerson continuou a publicar artigos na Europa sobre a sua terapia. Em 1958, baseado em trinta anos de experimentação, o Dr. Gerson publicou sua teoria, plano de tratamento e estudos de caso aqui nesta monografia médica: Uma terapia do câncer: Resultados de cinquenta casos.

     O Dr. Gerson, um pioneiro em saúde holística, foi um homem visionário. Ele estava correto na sua predição de que um ambiente tóxico combinado a uma dieta deficiente em nutrientes essenciais levaria à escalada do câncer e muitas outras doenças degenerativas. Apesar de ridicularizado em sua época, as descobertas das pesquisas confirmam agora que a nutrição é um meio poderoso e efetivo de tratar doenças.

     O Dr. Max Gerson faleceu em 1959, com o elogio fúnebre do Dr. Albert Schweitzer, que escreveu: "Vejo o Dr. Gerson como um dos mais eminentes gênios na história da medicina. Muitas de suas ideias fundamentais foram adotadas sem ter seu nome ligado a elas. Porém, ele alcançou mais do que parecia possível diante de condições adversas. Ele deixa um legado que chama a atenção e que lhe garantirá seu lugar apropriado. Aqueles a quem ele curou atestarão agora a verdade de suas ideias".

     ISBN 0-9611526-2-1

0.2  Garantia de cuidados de qualidade

     O Instituto Gerson é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977. Como uma agência de benefício público estamos dedicados à cura e prevenção de doenças crônicas e degenerativas baseados na visão, filosofia e obra bem-sucedida de Max Gerson, doutor em medicina. Empreendemos esta missão oferecendo uma gama de programas e recursos concebidos para fornecer informações atualizadas e rigorosas às pessoas que estejam interessadas na Terapia Gerson.

     Tendo desempenhado esse papel por vinte e cinco anos, ficamos apropriadamente conhecidos como o "lugar inicial" para todas as investigações das Terapias Gerson, tanto de pacientes quanto de profissionais da saúde. Orgulhamo-nos deste papel e estamos empenhados em proteger a marca "Gerson" e a marca de serviço "Terapia Gerson", tendo ambas ficado registradas integralmente pelo Instituto Gerson em 2002.

     Conquanto a posse destas marcas nos proveja de clara proteção legal, nós, no Instituto Gerson, as valorizamos mais como ferramentas para garantir cuidados de qualidade. Estamos plenamente conscientes de quão amedrontadora pode ser qualquer crise de saúde e reconhecemos nossa responsabilidade em providenciar endossos qualificados para o potencial paciente da Terapia Gerson. Em consonância com nossas obrigações legais continuaremos a tornar nossos recursos cada vez mais úteis ao público e seremos proativos na proteção da integridade e posse do nome Gerson.

     Conforme você for sabendo mais sobre a Terapia Gerson, o incentivamos a se reportar ao Instituto Gerson para conselho e apoio permanente. Aqui estão alguns dos programas que nós oferecemos que poderão ajudá-lo em seu processo:

    

0.2.1  Lista de referências aprovada pelo Instituto Gerson

     Este talvez seja o programa mais utilizado oferecido pelo Instituto Gerson. Nossa lista de referências consiste de muitos médicos, clínicas, grupos de apoio, acompanhantes e cuidados de saúde em domicílio, todos integralmente credenciados. Se o seu hospital ou médico da Terapia Gerson não possuir nosso "selo de aprovação", nós não os endossamos!

0.2.2  Educação & Disseminação

     Nosso Programa de Educação & Disseminação consiste de uma variedade de oficinas e seminários incluindo o Programa de Treinamento da Terapia Gerson para Profissionais Licenciados. Lançado em 1996, este programa de treinamento envolve uma semana de instrução e um internato em uma clínica Gerson credenciada. Os formandos são elegíveis para constar da Lista de Referências Aprovada pelo Instituto Gerson e clínicas futuras apenas serão credenciadas assim que o pessoal médico essencial tenha completado este programa. Outras oficinas oferecidas pelo Instituto Gerson incluem aulas de cozinha presenciais, manutenção de saúde e seminários sobre "como fazer" a Terapia Gerson, e nosso cada vez mais famoso Fim de Semana de Treinamento de Cuidadores em Domicílio, o pré-requisito educacional para cuidados de saúde em domicílio.

0.2.3  Gerson Healing Newsletter (6 edições por ano)

     Desde 1984, a Gerson Healing Newsletter tem sido a conexão entre o Instituto Gerson e seus pacientes e apoiantes. Cada edição inclui notícias do Instituto, um calendário de eventos atualizado, relatórios sobre tendências alternativas e alopáticas, testemunhos de pacientes recuperados e artigos escritos por especialistas Gerson, incluindo Charlotte Gerson.

0.2.4  Departamento dos Oradores

     Contate-nos para agendar um orador para sua organização comunitária, igreja ou escola. Os seminários podem ser supridos segundo as suas necessidades e colocamos igual ênfase na prevenção de doenças e no tratamento.

0.2.5  Painel de Supervisão da Terapia Gerson

     Embora Max Gerson tenha desenvolvido a Terapia Gerson há mais de cinquenta anos, reconhecemos que o mundo está sempre em mudança. Este painel de especialistas da reconhecida Terapia Gerson garante que o protocolo do Dr. Gerson reflita mudanças relevantes sem perder de vista seus princípios fundamentais. Este painel discute assuntos que vão desde questões mente-corpo até procedimentos dentários antes de submeter declarações de posição aos membros, pacientes e cuidadores credenciados do Instituto Gerson.

0.2.6  Programas de apoio ao paciente

     O Instituto Gerson oferece uma gama abrangente de recursos de apoio ao paciente. Estes incluem apoio telefônico, um website abrangente, o Programa de Acompanhamento da Terapia Gerson, a Rede de Apoio ao Paciente, a Lista de Recursos de Produtos, a Lista de Referência de Pacientes Recuperados e um Pacote da Terapia Gerson no Lar para as muitas pessoas que estão se curando com êxito em seus lares.

     Por favor, contate o nosso pessoal para saber mais sobre quaisquer destes programas e recursos. Esperamos notícias suas.

     Gerson Institute

     1572 Second Avenue

     San Diego, CA 92101

     1-888-4-GERSON

     (1-888-443-7766)

     619-685-5353

     e-mail: mail@gerson.org

     www.gerson.org

0.3  Edição original

Uma Terapia do Câncer
Resultados de Cinquenta Casos
e
A Cura do Câncer Avançado
pela Terapia da Dieta

     Um Resumo de Trinta Anos

de Experimentação Clínica

     Max Gerson, Doutor em Medicina

     Instituto Gerson

     Originalmente publicada: New York: Whittier Books, [c 1958]

     ISBN 0-88268-203-2 (pbk:. ALK papel)

     I. Câncer - Terapia de Dieta - Estudos de Caso 1. Título

     [DNLM: 1. Terapia de Neoplasias. Não Adquirido]

     RC271.D52G47 1997

     616,99 '406-DC21

     DNLM / DLC

para Biblioteca do Congresso

96-50956
CIP

     Impresso nos Estados Unidos da América

     Os nomes Gerson e Terapia Gerson são marcas de âmbito mundial, marcas empresariais e/ou marcas registradas ou marcas empresariais do Instituto Gerson. Todos os direitos são reservados. Usadas sob permissão.

     As informações contidas neste livro são apenas para propósitos educacionais e científicos. Não empreenda qualquer tratamento médico ou mudanças na dieta sem o conselho e apoio de um profissional da saúde devidamente credenciado.

0.4  Prefácio à Sexta Edição

     Max Gerson, doutor em medicina, tinha a sabedoria, visão e coragem para olhar além das perspectivas médicas prevalecentes na sua época. A partir de trinta anos de experimentação clínica, ele chegou a alguns conceitos radicais à época:


     Embora estas ideias pareçam sensatas hoje, nas décadas de 1940 e 1950 eram quase blasfemas.

     Passaram mais de quarenta anos desde que Max Gerson faleceu, em março de 1959. Nessa época, a medicina ortodoxa não considerava a maioria dos cânceres como curável, e a American Medical Association e a American Cancer Society rejeitavam liminarmente a noção de que a dieta pudesse ter algum efeito quer na prevenção ou no tratamento do câncer.

     Apesar da feroz resistência às suas ideias e métodos, Max Gerson trabalhou virtualmente sozinho para tratar e curar muitos cânceres considerados terminais, assim como numerosas outras doenças. Ele trabalhou para publicar e partilhar informações o melhor que podia sobre os métodos que ele havia desenvolvido. Na época desta publicação, em 1999, os índices de sobrevivência ao câncer permanecem virtualmente inalterados, e o número de novos diagnósticos de câncer tem continuado a crescer a cada ano. Algumas doenças (cânceres do fígado, pulmões e pâncreas, entre outros) são sentenças de morte virtuais. Novos diagnósticos de doenças que antes eram raras estão crescendo num ritmo alarmante. A "Guerra ao Câncer", declarada pelo então presidente Nixon, em 1971, para a maioria dos cânceres, nem sequer diminuiu o número de novos diagnósticos nem aumentou a sobrevivência aos já diagnosticados.

     Por mais de vinte anos, o Instituto Gerson tem trabalhado para ajudar pacientes a se recuperarem dessas doenças "incuráveis", partilhar o conhecimento sobre elas e continuar a pesquisa e desenvolvimento da segura e efetiva abordagem da Terapia Gerson à cura do câncer e outras doenças degenerativas. Quando começamos, em 1977, quase ninguém escutava o que tínhamos a dizer. Éramos incapazes de tratar pacientes nos Estados Unidos porque as juntas médicas ameaçavam caçar as licenças de médicos que se desviassem dos métodos convencionais de tratamento. Somente os que estavam desesperadamente doentes e às portas da morte, "desenganados" pelos seus médicos, procuravam a nossa ajuda. Apesar das dificuldades, tivemos êxito em ajudar centenas de pacientes a recuperar de doenças terminais, ensinando outros milhares a tomarem medidas para melhorar a saúde e prevenir o desenvolvimento da doença.

     Hoje, felizmente, muito mudou. Muitos pacientes agora exigem (e obtêm) de suas companhias seguradoras a opção de procurarem tratamento holístico. Um número crescente de estados estabeleceu juntas de licenciamento independentes para médicos que usam métodos tradicionais. Outros estados decretaram leis exigindo às companhias seguradoras que pagassem por tratamentos alternativos, ou especificamente protegendo de represálias, por parte das suas juntas médicas, os terapeutas que façam uso de métodos naturais. Os Institutos Nacionais de Saúde fundaram um Gabinete para a Medicina Alternativa, dedicado à pesquisa e validação dos métodos holísticos de tratamento. Investigadores médicos independentes documentaram e verificaram a base bioquímica para muitos elementos importantes da Terapia Gerson em mais de trezentos artigos na literatura médica de resenhas dos seus pares.

     Todos esses fatores levaram a um aumento acentuado no interesse pelo tratamento da Terapia Gerson. Atualmente, nossa equipe trata até trezentos inquéritos por dia para quem busca informação sobre os programas de educação médica sobre a Terapia Gerson, referências a médicos, centros de tratamento, centros de reabilitação e assistentes terapêuticos. Os pacientes estão procurando o tratamento Gerson como primeira escolha, em vez de uma última esperança. Para os interessados em treinamento médico, o Instituto Gerson mantém programas de certificação para médicos, centros de tratamento e cuidados ao domicílio. Estamos trabalhando ativamente para estabelecer centros de tratamento médicos certificados no mundo inteiro. Contate-nos para saber das ofertas atuais.

     Embora haja muitos caminhos para o bem-estar, a Terapia Gerson, em nossa opinião, é a abordagem mais completa e abrangente para uma cura integral. Nossa pesquisa contínua está projetada para garantir que preservemos e melhoremos nossa capacidade de curar e prevenir doenças, incrementar bem-estar e longevidade, e ajudar os indivíduos a operarem no seu ápice potencial para uma vida longa e satisfatória, século 21 adentro e mais além.

Charlotte Gerson                
Fundadora, Instituto Gerson
Junho, 1999
Dedicado à minha esposa,
Maregaret

0.5  Agradecimentos

     Sinto-me em dívida para expressar minha mais profunda gratidão, primeiro, a Gertrude Selten, minha filha, por sua ativa cooperação como gerente da Clínica do Câncer e seu incansável apoio no desenvolvimento contínuo desta nova terapia.

     Entre os médicos, desejo expressar minha dívida ao Dr. Joseph Ziegler, radiologista, por seu leal apoio na preparação de valiosas imagens de raio-X e explicações objetivas; ao Dr. Kurt Heinrich por suas descobertas urológicas e cistocóspicas exatas; ao falecido Dr. Ames V. Ricci, por seus precisos relatórios ginecológicos, e ao falecido Dr. Jonas Borak, pelo seu estímulo intelectual entusiasta; e ao Prof. Dr. Werner Kollath, da Alemanha, pelo seu jeito ideal de transformar problemas em matérias biológicas realistas.

     Minha filha mais velha, Johanna Oberlander, ajudou energeticamente na tradução e organização deste trabalho. Minha filha mais nova, Lotte Straus, ajudou no que pôde com grande interesse e incentivo compreensivo. Minha secretária, Ema Harding, trabalhou diligentemente com inesgotável perseverança datilografando este manuscrito.

     Desejo expressar minha profunda gratidão à cooperação e incentivo que obtive da Foundation for Cancer Treatment, Inc., uma organização sem fins lucrativos fundada há muitos anos por pacientes gratos com o propósito de perpetuar o tratamento descrito neste livro. Aos seguintes diretores da Fundação, gostaria de expressar meus agradecimentos especiais: Prof. Dr. Albert Schweitzer, Prof. Henry Schaefer-Simmern, Sr. Carl Gropler, Rev. Dr. Erwin Seale, Prof. Fulmer Mood, Sr. Louis J. Rosenthal e Sr. Arnold J. Oberlander.

     Sem a ajuda e incentivo da minha esposa, Margaret, eu não teria conseguido escrever este livro. A ela dediquei esta obra.

MAX GERSON, médico

     This publication is an exemplification of the work of Max Gerson, M.D., on his treatment of cancer as disclosed to the United States Senate in public hearings held July 1, 2 and 3, 1946. It is designed as a report on his continued work in cancer treatment, and will be filed with the United States Senate when it again resumes hearings on means of curing and preventing cancer. The title page of the U.S. Senate Committee report, containing 227 pages, follows:

     Esta publicação é um exemplo da obra do médico Max Gerson, sobre o seu tratamento do câncer como exposto ao Senado dos Estados Unidos em audiências públicas mantidas nos dias 1, 2 e 3 de julho de 1946. Está projetada como um relatório sobre o seu contínuo trabalho no tratamento do câncer e será arquivado no Senado dos Estados Unidos quando de novo retomar as audiências quanto a meios de curar e prevenir o câncer. A página de título do relatório do Comitê do Senado dos Estados Unidos, contendo 227 páginas, diz:

PESQUISA DO CÂNCER
Audiência
diante de um
Subcomitê do
COMITÊ DAS RELAÇÕES EXTERIORES
SENADO DOS ESTADOS UNIDOS
79o CONGRESSO
Segunda Sessão
em
S. 1875

     A Bill to authorize and request the President to undertake to mobilize at some convenient place in the United States an adequate number of the World's Outstanding Experts, and coordinate and utilize their services in a Supreme Effort to Discover Means of Curing and Preventing Cancer.

     Um Decreto para autorizar e requerer ao Presidente que mobilize em algum lugar conveniente dos Estados Unidos um número adequado dos Peritos Destacados Mundiais, e coordene e utilize seus serviços em um Esforço Supremo para Descobrir Meios de Curar e Prevenir o Câncer.

1, 2 e 3 de julho de 1946
Impresso para o uso do Comitê de Relações Externas
ESTADOS UNIDOS
GABINETE DE IMPRENSA DO GOVERNO
WASHINGTON: 1946

0.6  Resumo original

Resumo
PARTE I

     CAPÍTULO                 PÁGINA

     Prefácio

     Introdução                 3

     1. O "segredo" do meu tratamento                 5

     2. O conceito de totalidade - decisivo no câncer e outras doenças degenerativas                 11

     3. Orientações de nutrição geral                 21

     4. Desenvolvimento do Regime Dietético Combinado no Câncer (pesquisa)                 31

     5. A teoria                 35

     6. Algumas teorias similares sobre o câncer                 45

     7. O Regime Dietético de Paracelso                 49

     8. Terapias dietéticas do câncer por diferentes autores (pesquisa)                 55

     9. Sintomas iniciais do câncer                 61

     10. Câncer e fígado                 63

     11. Pesquisa do tratamento de patologia do fígado por diversos autores                 71

     12. Desenvolvimento da medicação para o fígado em doenças degenerativas crônicas                 79

     13. Radiação térmica dos cientistas, um perigo para o futuro do homem                 85

     14. Metabolismo mineral em doenças degenerativas                 89

     15. Distribuição dos enzimas nos órgãos                 105

     16. Acumulações minerais na tiroide                 113

     17. A cura do câncer                 119

     18. O papel da alergia no processo de cura do câncer                 135

     19. Introdução à dieta                 139

     20. Introdução à nutrição e dieta                 145

     21. A dieta sem sal                 153

     22. O sal na dieta do câncer                 163

     23. Inseticidas                 167

     24. O significado do conteúdo do solo para as doenças humanas                 175

     25. A dieta do câncer e sua preparação                 187

     26. A prática da terapia                 193

     27. Reações - as erupções                 201

     28. Explicação breve e prática da medicação                 205

     29. Reabilitação do paciente de câncer                 213

     30. Erros mais frequentes dos pacientes na aplicação do tratamento                 215

     Lista de verificação para pacientes de câncer na terapia Gerson                 217

     31. Medicamentação: Algumas falhas                 219

     32. Tabelas                 223

     Tratamento completo de um caso típico                 235

     Cronograma horário de um tratamento típico                 236

     33. Regime Dietético Combinado                 237

     Notas especiais para os médicos                 248

PARTE II
CASO

     No. DIAGNÓSTICO                 PÁGINA

     1. Tumor excecionalmente grande na glândula pituitária. Ossos circundantes parcialmente destruídos.                 251

     2. Schwannoma do ângulo ponto-cerebelar esquerdo.                 255

     3. Neurofibromatose de crescimento rápido, muitas metástases do tipo sarcoma, também tumor cerebral com hemiparesia, lado esquerdo.

     4. Espongioblastoma, tálamo do lado esquerdo.                 266

     5. Tumor do ângulo ponto-cerebelar.                 272

     6. Tumor da pituitária.                 277

     7. Glioma intramedular cervical e do tórax superior.                 283

     8. Angioma na Medula Cervical.                 285

     9. Corioepitelioma, metástases no abdômen e pulmões.                 287

     10. Cisto de chocolate no ovário esquerdo, carcinoma cirroso da mama direita com envolvimento regional de linfonodos. Hiperparatiroidismo, pressão alta, angina do peito.                 290

     11. Teratoma do testículo direito. (Carcinoma de Célula Embrionária.) Recrudescimento na virilha direita. Metástases nas glândulas periaórticas e ambos os pulmões.                 295

     12. Melanoma espalhado.                 299

     13. Melanoma ativo.                 302

     14. Melanoma recorrente espalhado pelo corpo.                 304

     15. Fibrossarcoma neurogênico ativo com linfonodos.                 306

     16. Linfoma retroperitoneal.                 309

     17. Osteossarcoma recorrente (tumor celular gigante do processo mastoide esquerdo)                 310

     18. Linfoma retroperitoneal ativo, espalhado pelas glândulas em redor, também bronquial bilateral.                 313

     19. Linfoma, ou Doença de Hodgkin.                 316

     20. Linfossarcoma espalhado.                 317

     21. Linfossarcoma em recidiva.                 319

     22. Linfossarcoma, oclusão subtotal.                 321

     23. Rabdomiossarcoma, seguido de osteomielite, fratura subtrocantérica patológica da área subtrocantérica esquerda.                 325

     24. Doença óssea de Paget.                 330

     25. Massa tumoral na janela aortopulmonar.                 332

     26. Recidiva de tumor maligno na parótida direita. Osteoartrite crônica.                 336

     27. Adenocarcinoma tanto da Tiroide quanto da Sigmoide.                 337

     28. Carcinoma da glândula tiroide.                 338

     29. Carcinoma da mama direita, Grau III.                 339

     30. Adenocarcinoma da mama direita com envolvimento de linfonodos axilares difusos e recidiva após mastectomia radical.                 344

     31. Carcinoma anaplásico da mama direita com metástases axilares e uma recidiva na cartilagem da quinta costela.                 346

     32. Recidivas de carcinoma da mama.                 347

     33. Doença de Paget, mama direita.                 348

     34. Carcinoma basocelular recorrente.                 349

     35. Carcinoma basocelular com complicações não diagnosticadas.                 351

     36. Carcinoma basocelular do lábio superior direito.                 354

     37. Epitelioma basocelular recorrente, sola do pé direito.                 355

     38. Recrudescimento de sarcoma no rim esquerdo.                 356

     39. Carcinoma da próstata com metástases na medula lombar. Arteriosclerose e pressão alta.                 358

     40. Câncer da próstata, metástases na articulação sacroilíaca esquerda.                 362

     41. Carcinoma broncogênico, pneumonectomia total direita. Indicação de câncer ativo espalhado.                 366

     42. Carcinoma broncogênico, inoperável, suspeita de neoplasma pressionando a medula espinhal.                 368

     43. Tumor glandular do submaxilar esquerdo, metástases no lobo pulmonar superior esquerdo.                 372

     44. Recrudescimento de adenocarcinoma do reto superior com metástases no abdômen inferior.                 374

     45. Adenocarcinoma do cólon sigmoide. Obstrução precisando de intervenção cirúrgica.                 376

     46. Carcinoma cervical com envolvimento da parede vaginal, mais enduração para a parede vaginal esquerda, bastante nodular. Enduração também no septo retovaginal.                 380

     47. Carcinoma cervical, caso inoperável.                 381

     48. Carcinoma celular escamoso do rim esquerdo, uretra esquerda, recrudescimento na bexiga.                 382

     49. Câncer da bexiga. Enxaqueca.                 385

     50. Adenocarcinoma do útero e metástases na bexiga e vagina, com uma fístula grande.                 387

     Apêndice I: Restaurar o mecanismo da cura em outras doenças crônicas, por Charlotte Gerson Straus.                 391

     Apêndice II: Desenvolvimento da Terapia Gerson do Câncer - uma palestra pelo Dr. Max Gerson.                 403

     Apêndice III: Preocupações contemporâneas na Terapia do Suco de Fígado Cru (março de 1990)                 421

     ÍNDICE DE NOMES E AUTORES                 423

     ÍNDICE DE ASSUNTOS                 427

0.7  Introdução

     Este livro foi escrito para indicar que existe um tratamento efetivo contra o câncer, mesmo em casos avançados. Por essa razão, é necessário familiarizar o leitor com observações e dados no problema do câncer que são usados nos tratamentos contra o câncer aceitos. A história da medicina demonstrou que muitos médicos aderem ao seu tratamento habitual com grande tenacidade, e muitas vezes exibem reações fortemente "alérgicas" contra tudo que pudesse possivelmente mudar seus métodos terapêuticos costumeiros.

     É bem sabido que existem grandes dificuldades, e que muitas objeções podem ser levantadas contra a publicação de uma terapia do câncer que difere dos métodos aceitos. O tempo está maduro, no entanto, para varrer o profundo pessimismo que a maioria dos médicos tem quanto a tudo que assuma ser terapeuticamente efetivo em doenças degenerativas e especialmente no câncer.

     Neste momento, evidentemente, não é possível substituir um pessimismo secular por um otimismo avassalador. Todos sabemos que em biologia nada é exato como em matemática ou física. Receio que não seja possível, pelo menos no futuro próximo, reparar todo o dano que a agricultura e civilização modernas trouxeram às nossas vidas. Acredito que seja essencial que as pessoas se unam, à velha maneira conservadora, para o propósito humanitário de produzir nutrição tão natural e não processada quanto possível para as suas famílias e gerações futuras.

     Os anos vindouros farão com que seja cada vez mais imperativo que frutas e legumes organicamente produzidos sejam - e têm que ser - usados para proteção contra doenças degenerativas, a prevenção do câncer, e ainda mais no tratamento contra o câncer.

     Segundo estatísticas governamentais atuais, uma em cada seis pessoas da nossa população morrerão de câncer. Não se passará muito tempo para que a população inteira tenha que decidir se morreremos todos de câncer ou se teremos suficiente sabedoria, coragem e força de vontade para fundamentalmente mudar todo o nosso modo de viver e condições nutricionais. Porque "o câncer é um fenômeno que coexiste com o processo da vida..."1

     Precisaremos novamente de autênticas donas de casa, não ansiosas por pouparem tempo na cozinha, mas mantenedoras do lar que dedicarão suas vidas ao benefício de todos, especialmente a tarefa de desenvolver a manter uma família saudável. Os bebês não mais seriam alimentados por uma fórmula, mas teriam o leite natural da mãe; eles cresceriam sem serem afligidos por uma doença fatal como a leucemia, e sem serem mentalmente atrasados, ambas condições crescendo rapidamente na atualidade.

     Para o futuro das gerações vindouras, penso que está na hora que mudemos nossa agricultura e métodos de preservação alimentar. Caso contrário, teremos que aumentar todos os anos as nossas instituições para doentes mentais, e veremos os hospitais apinhados com doenças degenerativas ainda mais aceleradamente e em maiores números do que os próprios hospitais podem ser ampliados. Há setenta anos, a leucemia era desconhecida nos Estados Unidos. Há cinquenta anos, o câncer do pulmão era tão raramente observado em clínicas e autópsias que cada caso era digno de ser publicado. Mas hoje, que mudança para pior. (O quae mutatio rerum.)

     A prática do tratamento é uma tarefa difícil. O tratamento, tanto no hospital quanto em casa, requer ajuda de alguém o dia inteiro, particularmente em casos avançados em que uma vida está em causa e o paciente esteja muito fraco. A família tem que abdicar de alguma da vida social e fazer este trabalho humanitário com devoção profunda. O declínio em nossa vida moderna é evidente por esta falta de devoção pelos membros doentes da família.

     Este é um esboço breve dos conteúdos deste livro.

     Foram colocados no cenário fatos e provas de cinquenta casos de câncer, enquanto teorias e explicações foram abreviadas.


Notas de Rodapé:

1 1 Jesse Greenstein, Biochemistry of Cancer [Bioquímica do Câncer], p. 598, de 1954.